vivilendo

Editora e Distribuidora

CLUBE DE LEITURA VIVILENDO

Leave a comment

O projeto nasceu da minha paixão pela leitura e também de tornar, além de muito agradável, igualmente útil o acervo que eu acumulei em casa, desde a minha infância até o momento. Achei que a quantidade de livros que eu tinha e que viria a ter (pois jamais deixarei de adquirir), poderia servir para várias pessoas. Unindo isto, a minha formação, Mestrado e Doutorado em literatura, além de ser escritora, decidi abrir um clube de leitura. Visitei algumas locadoras, mas eu desejava fazer algo informal e ao mesmo tempo, que passasse a ideia de seriedade, para que o livro fosse preservado e devolvido.

Comecei a colocá-lo em prática em 2004.O local escolhido foi muito inspirador: debaixo da escada da minha casa, em prateleiras, que foram crescendo e se amontoando porque, como citou tão bem, Alberto Manguel, no livro Biblioteca à noite: “Bibliotecas são entidades em crescimento constante; parecem multiplicar-se por si sós, reproduzem-se por aquisição, furto, empréstimo, doação, por lacunas associativas ou pelos mais variados esforços de completude.”

Como ao lado da minha casa, nós tínhamos um pequeno chalé de madeira que alugávamos, visualizei meu projeto e com a ajuda da família, realizamos a mudança e a inauguração  em 2008, com vários convidados entre aqueles que já eram sócios, vizinhos e familiares.

Iniciei o trabalho, criei formulários de entrega, cadastro de livros e a divulgação foi realizada de forma direta entre os conhecidos. A quantia cobrada era mensal e o valor definido apenas simbólico.

Como o nosso quintal é fértil, a ideia floresceu, deu frutos e hoje o chalé branco com janelas azuis abriga a sede da editora Vivilendo e vários projetos. Hoje temos um acervo com grande variedade de gêneros para todos os gostos, atendemos público de todas as idades, realizamos eventos como a SEXTA DE CAFÉ COM LIVROS (reunião de sócios para bater papo sobre leitura), e também realizamos uma atividade voluntária de contação de histórias para crianças. O Clube tem um bonito espaço para crianças, material para desenho e um rico acervo de literatura infanto-juvenil.

Este é um projeto “para sempre”, porque tudo isso faz parte da minha missão e não sei como ficará a casinha com o passar do tempo, pois repetindo Manguel: “…toda a biblioteca é uma criação incompleta,uma obra em curso – toda a estante vazia é um anúncio de livros por vir…Toda a biblioteca sofre desse impulso de crescer para pacificar nossos fantasmas literários, de se ramificar e se inchar, até conseguir, um dia derradeiro e inconcebível, incluir todo volume jamais escrito sobre todo assunto imaginável.”

           

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s