vivilendo

Editora e Distribuidora

CONTO DE ALDEIA Lançamento de Viviane De Gil

Leave a comment

O  livro apresenta o universo de Garapuvu, uma aldeia de pescadores onde vive o menino Valdinho que tenta compreender a vida, o crescimento e a morte, misturando sua aventura pessoal com as lendas em que está mergulhado. É nessa busca que ele se depara com o inesperado: uma sereia negra.

familia 1Capa Conto de Aldeia 1.jpg O cenário mistura a madeira dos barcos, o branco da areia, a textura das rendas e o colorido das flores que podem ser vistas nos jardins, nas cortinas e nas toalhas que brincam ao vento e tingem a lida diária dos pescadores e de suas famílias. Nessa aldeia, mora Valdinho, filho de Dorival, um pescador que costumava enfrentar o mar com valentia. Uma tempestade e o destino, no entanto, são mais fortes do que ele e o levam para o fundo do mar, deixando a mulher e filho inconsoláveis.  Para compreender as razões, Valdinho decide embarcar numa canoa construída pelo pai que o presentearia em seu décimo aniversário. Habituado a escutar os contos de aldeia nas rodas de pescadores, Valdinho se depara com uma sereia que o fará perceber que a vida reserva sempre algo mais.

O livro destina-se ao público infantil, mas estende-se a diversas idades por associar temas como: perda, diversidade, referências musicais como Clara Nunes e Dorival Caymmi, além de um intertexto com “A Sereiazinha”. No prefácio, Giordano Gio, cineasta e historiador da arte salienta o quanto as sereias mudaram sua forma no nosso imaginário com o passar do tempo: “…Da lenda da Melusine medieval, passando pela Pequena Sereia de Andersen, chegando até aos habitantes da Terra do Nunca e a brasileiríssima Iara, elas tiveram muitas formas…”      As ilustrações que compõe o livro nascem do imaginário do Arquiteto, urbanista e artista gráfico, Guilhermo Gil que, ao refletir de forma metafórica o universo de Garapuvu, mistura texturas e cores típicas dessas aldeias, captando o movimento das ondas e das notas musicais entoadas na narrativa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s