vivilendo

Editora e Distribuidora

Em 2020 a tua janela pode ser um “Quintal Literário”

Leave a comment

A ideia de um livro aberto no quintal, na varanda, na sacada ou na janela nunca… Mas nunca mesmo em toda a nossa vida (e me refiro a várias gerações) foi tão urgente, necessária e sublime.

         Contamos, muitas vezes, que a história de nosso Quintal Literário surgiu numa roda de conversa entre nossa equipe sobre a possibilidade de usar o próprio quintal da editora para estimular a leitura. Convidamos nossos autores, amigos e familiares e colocamos a ideia em prática. O projeto nasceu, cresceu e se estendeu a escritores além da editora, caracterizou-se como um evento temático, envolveu uma escola pública, repetiu-se por vários anos, ganhou a adesão de outra escola e chegamos a 2020. Ano atípico. Inigualável. Estarrecedor.

         Num dos “Quintais literários”, ganhamos dos alunos de nossa escola parceira, sementes de maracujá presenteadas numa caixinha. Plantamos, acreditamos e ele cresceu, espalhou-se, deu frutos, cumpriu ciclos acompanhando as estações do ano, assistindo a continuidade dos nossos “quintais”, sempre sendo referenciado como uma testemunha de que é preciso semear e acreditar.

         Hoje, nosso espaço está silencioso, como todos os lugares do mundo que um dia abrigaram vozes de crianças e projetos literários. Agora as árvores, os frutos, as flores e os pássaros estão cumprindo, encantadoramente sua função, preenchendo os espaços.

         A ideia de “Quintal Literário”, portanto, permanece viva. Está latente na memória de todos que aqui estiveram: “O Maravilhoso Quintal da Alice”; “A fantástica fábrica de livros no mundo de Roald Dahl”; “De Sherazade a Elza: 1001 mulheres”; e o mais recente: “Quintal Literário: Uma história sem fim.” Tais temas movimentaram nossa equipe, professoras, coordenadoras das escolas e centenas de crianças.

         Como todos sabem, nosso projeto começa a ser planejado em fevereiro: de março a maio realizamos contatos com as escolas, conversamos sobre a temática, envolvemos a todos com as leituras referentes ao tema escolhido; de junho a setembro, incentivamos e envolvemos professores e alunos com as leituras e o resultado é colhido até o final de setembro, quando as escolas sempre nos surpreendem com o resultado mágico: uma produção criativa, inusitada e sempre esperada na exposição, o maior destaque do evento “Quintal Literário” sempre previsto para outubro.

          Compreendendo a urgência e necessidade de incentivar a todos para que “fique em casa”, o sétimo Quintal Literário será em 2021.

         Estabelecendo uma relação do “Quintal Literário 2019”, lembrando

 o título: “Uma história que não tem fim”, tema que envolveu os livros de Michel Ende, reafirmo que esta história não pode ter fim porque foi inventada, reinventada e recebeu múltiplos significados atribuídos pelas próprias crianças. Uma energia assim não se dissipa. E hoje, olhando e sentindo o silêncio que paira em nosso quintal, temos a certeza de que “a imperatriz criança”, termo usado pelo autor no livro “A história sem fim”, reinventará sempre inúmeros universos a partir de um livro.

         Sabemos que agora, em cada quintal, varanda, sacada e janela, há crianças que sabem que é possível aprender e reaprender, inventar e reinventar, criar e recriar universos a partir de leituras. Em 2020, professoras, autores, crianças e todos que prestigiam nosso “quintal”, o “quintal literário” são as janelas.

         Nosso maracujá continua forte, dando frutos, estendendo ramos, cada vez mais numa história sem fim em busca de muito mais tramas. Nosso quintal literário continuará sempre vivo de todas as formas.

         Quem Vive lendo liberta fadas!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s