vivilendo

Editora e Distribuidora

QUARTO QUINTAL LITERÁRIO VIVILENDO 2016

Leave a comment

O Quarto Quintal Literário Vivilendo lotou o quintal da editora no último sábado, dia 22 de outubro, quando mais de 50 crianças reinventaram e brincaram no maravilhoso mundo de Roald Dahl. O autor que completaria 100 anos em setembro foi o tema escolhido para este quintal.
Viviane De Gil, diretora da editora Vivilendo realizou a abertura, salientando o tema: “O Maravilhoso mundo de Roald Dahl na nossa fábrica de livros”. Em seu discurso, saudou e agradeceu a presença do público, de sua equipe, aos filhos Guilhermo Gil e Giordano Gio, além de salientar o apoio constante do marido Gilberto Rossi Gil, fundador e professor na Escola Naútica Antônio Pigafeta ( ENAP), que também apoiou o evento. Enfatizou agradecimentos especiais à Escola Estadual Gustavo Armbrust, à diretora, vice-diretora, coordenadores, equipe de professores e aos alunos do quarto ano pela parceria em mais um ano de projeto. O Envolvimento com Roald Dahl e seus livros começou em agosto, quando todos os alunos do quarto ano foram convidados a mergulharem em toda a obra do autor e expressarem de forma artística um de seus livros. O resultado foi uma exposição de desenhos, pinturas, folders explicativos e álbuns de figurinhas, fazendo parte do Quintal como um destaque para que fossem vistos por todos. Foi também salientado que o evento foi ampliado com uma visita dos alunos a uma gráfica, uma fábrica de livros, como uma alusão à Fantástica Fábrica de Chocolate, obra mais importante do autor. Como os alunos das outras séries também manifestaram desejo de participar, o Quintal também visitará a escola, um bate- papo com os alunos sobre os livros escolhidos e a realização de uma feira do livro. A diretora propôs que o novo projeto fosse chamado de “Projeto Vivilendo: Quintal Literário da Escola Gustavo”. Essas atividades acontecerão em novembro.
Viviane De Gil declarou aberto o Quintal Literário em todos os sentidos, inclusive citando seu convite a autores e editoras independentes que desejassem divulgar seu trabalho no evento e também no sentido de que as crianças precisam de um quintal aberto. Citou alguns livros de Roald Dahl em que as personagens buscam soluções além de seu quintal: “Em “Os Minpins”, a mãe de Billy estava sempre dizendo exatamente o que ele podia e o que ele não podia fazer… E uma das coisas que ele não podia fazer de jeito nenhum era sair do portão do jardim e explorar o mundo lá fora… É claro que ele foi e viveu sua aventura e resolveu seus conflitos. Desejo que todos vocês levem este quintal de lembrança, mas sigam sempre além deste e além de seus próprios quintais…”
Na sequência do evento, o cineasta e historiador da arte, Giordano Gio realizou uma palestra sobre o autor homenageado, contando curiosidades à respeito de seus livros mais significativos. Segundo ele, nos posfácio do livro “O Vigário de Mastigassílabas”, o ilustrador de Roald Dahl, Quentin Blake, afirma o quanto o escritor era generoso com seus leitores, levando horas assinando autógrafos e trocando palavrinhas com as crianças, além de responder às milhares de cartas, tanto para crianças como para os professores, além de fazer várias doações para diversas instituições de caridade, inclusive àquelas que tratavam de dislexia, um tema abordado no livro. Giordano falou sobre o processo de criação do autor, a forma de escrever e o especial cuidado com a infância, um lugar eleito por Roald Dahl para brincar, se aventurar e praticar travessuras, por vezes ousadas e até perversas, caso a criança precisasse derrotar bruxas, gigantes e adultos repressivos.
Participaram do evento os autores Vivilendo, José Leopoldo Dexheimer, com o livro “Sabidex – a lista mágica”, Dalva Bonato, com o livro “Os armários guardam segredos que só as gavetas sabiam”, Gabriel Cianeto com os livros “Imaginário” e “Londres”, Wanda Queiroz com o livro “O menino Dinossauro” e Carmem TG Engel ( autora do livro “Novelo de Vida” ) que recitou um poema. O quarto Quintal Literário também contou com a presença de autores independentes: Marisa Krás Borges, que falou sobre “Duda de Yorkshore” e Rafael Machado Costa, escritor e diretor da editora Kaijuu, que falou sobre os livros CJC e Historinhas que habitam o céu.
A alegria e diversão das crianças atingiu o ponto alto durante o sorteio de brindes. Chocolates foram distribuídos para todas as crianças, mas em quinze deles havia o Cupom dourado Wonka, que dava direito ao brinde correspondente ao número tirado. As crianças ganharam livros, chocolates e material para desenho. ‘Wonkas’, a ‘Convenção das Bruxas’ em peso, ‘Matildas’, ‘Ratos’ e várias personagens de Roald Dahl tornaram o Quarto Quintal Literário inesquecível. Agradecemos a todos os presentes, mas um MUITO OBRIGADA “GIGANTE” à Escola Estadual Gustavo Armbrust, direção, equipe de professoras e crianças maravilhosas, que tornaram recriaram de corpo e alma o universo encantado de Roald Dahl e eternizaram este Quarto Quintal Literário. “Levem esta lembrança e voem além dos seus quintais”!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s